Redirecionament

terça-feira, 24 de maio de 2011

Doença celíaca: Dieta adequada nutre e alivia os sintomas proporcionando mais saúde

Doença celíaca: Dieta adequada nutre e alivia os sintomas proporcionando  mais saúdeSegundo o Dr. Vladimir Schraibman, quem sofre de doença celíaca deve substituir os alimentos que contenham glúten (que é a principal proteína presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada e no malte: um subproduto da cevada).

A doença celíaca, é hereditária e considerada uma desordem auto-imune, na qual o organismo ataca a si mesmo. O glúten agride e danifica o intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos.

Os sintomas podem surgir em qualquer idade após o glúten ser introduzido na dieta e incluem diarréia crônica ou prisão de ventre, inchaço e flatulência, irritabilidade, e pouco ganho de peso.

Os pacientes podem apresentar atraso de crescimento e da puberdade, anemia da carência de ferro, osteopenia ou osteoporose, exames anormais de fígado, e uma erupção na pele que faz coçar chamada dermatite herpetiforme.

No entanto a doença celíaca também pode não apresentar nenhum sintoma, e neste caso há exames de sangue específicos para confirmar o diagnóstico.

Por conta da gravidade da doença, desde 2003 ficou sancionada a lei em que todos os produtos industrializados devem ter nos rótulos as indicações “contém glúten” ou “não contém glúten”.

Tratamento

O tratamento consiste na eliminação de alimentos que contém glúten da dieta. O trigo, a aveia, o centeio e a cevada devem ser substituídos pelo milho, arroz, batata e mandioca, sendo considerados alimentos permitidos os grãos, gorduras, óleos e azeites, legumes, hortaliças, frutas, ovos, carnes e leite, lembrando sempre que a dieta deverá atender às necessidades nutricionais do indivíduo.Além da dieta, o paciente celíaco deve estar atento também à composição dos medicamentos prescritos para ele.

Receitas sem glúten

Pão de forma

· 400g de mandioquinha cozida
· 350g de fécula de batata
· 10g de fermento biológico seco
· 1 colher (sopa) de açúcar
· 1 colher (café) de sal
· ½ xícara (chá) de óleo
· 2 ovos inteiros
· 1 xícara (chá) de água morna

Modo de Preparo

Amasse a mandioquinha e reserve-a. Bata na batedeira os ingredientes líquidos e acrescente a mandioquinha e os outros ingredientes. Divida a massa e, 2 partes e coloque em 2 assadeiras de sua preferência (sugerimos forma de pão ou de pudim).

Deixe descansar e crescer por 1 hora aproximadamente, leve ao forno médio por 40 minutos. Pode ser congelado depois de pronto. A fatia de pão aquecido ficará mais macia.

Pão caseiro

4 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de leite morno2 xícaras (chá) de fubá
2 ovos
1 envelope de fermento biológico em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de fécula de batata
1 xícara (chá) de amido de milho

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes com as mãos, até que a massa dê liga. Você não deve sovar a massa e, caso perceba que ela esteja dura, acrescente água morna ou leite.

Coloque em uma fôrma para pão ( não muito grande), untada com margarina e polvilhada com amido de milho. Cubra com um plástico e deixe crescer até dobrar de volume.

Se desejar, pincele com uma gema. Asse em forno preaquecido até que enfie um palito e o mesmo saia limpo.

Bolo de banana sem farinha

· 3 xícaras (chá) de aveia em flocos finos
· 1 e ½ xícara (chá) de açúcar mascavo ou demerara
· 1 colher (sopa) de uvas passas, castanha do Pará, castanha de caju ou nozes triturada
· 4 bananas nanicas bem maduras
· 4 ovos
· 1 xícara (chá) de óleo
· 1 colher (sopa) de fermento químico

Modo de preparo

Bata no liquidificador as bananas, os ovos, o óleo e o açúcar. Coloque em uma tigela o restante dos ingredientes e misture até homogeneizar.Asse em forno médio por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar.

Depois de assado, pode ser decorado com açúcar e canela. Caso queira o bolo mais cremoso, acrescente mais banana.

Fonte: M de Mulher, Casa Saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário