Redirecionament

terça-feira, 5 de maio de 2009

Mais sobre o Óleo de Coco

Ingerir um óleo ajudará você a eliminar a gordura do seu corpo. O conselho pode até parecer absurdo - afinal, como um óleo pode emagrecer?! –, mas se trata da pura verdade uando o assunto é o óleo de coco virgem ou extravirgem.
“Tomar três ou quatro colheres de sopa do alimento por dia pode fazer uma pessoa perder até 2 kg por semana”, afirma o nutrólogo e cardiologista Sérgio Puppin, autor do livro Coco - O Milagre de Uma Gordura*. É claro que a perda de peso dependerá do organismo de cada um, mas o óleo ainda tem outras vantagens importantíssimas, como proteger de doenças.
“Ele é um dos poucos alimentos na natureza com características próximas às do leite materno”, diz Puppin. A semelhança se deve, principalmente, ao ácido láurico, facilmente metabolizado pelo organismo, que acelera a queima de calorias e influencia diretamente o processo de emagrecimento.
Leia antes de ingerir
Teoricamente, o óleo pode ser consumido por qualquer pessoa. Porém, o nutrólogo Mauro Lins recomenda alguns cuidados: “Vítimas de doenças crônicas [como quem tem dor de cabeça frequente] devem consultar um médico antes de ingerir o produto”. O mesmo vale para quem sofre de distúrbios graves de aumento de colesterol ou esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado).
Você deve saber que…
… desde que não fique amarelado, o óleo de coco usado no preparo de alimentos pode ser reutilizado. Mas precisa, antes, ser filtrado num coador de papel ou de tecido.
… o produto não precisa ser guardado na geladeira, mas deve ser mantido longe da luz e do calor.
… após aberto, o óleo deve ser consumido em 45 dias. Fechado, a validade pode chegar a dois anos.
Queima calorias
Facilmente absorvida pelo organismo, a gordura do fruto é transformada em energia pelo fígado, elevando o processo conhecido como termogênese. Na prática, isso significa o aumento da produção de calor corporal. O resultado? Acelera a queima de calorias!
Tira a fome
O óleo de coco facilita a ação da insulina, hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose no corpo. Assim, garante saciedade por mais tempo, ajuda na manutenção após a perda de peso e tira a vontade de comer doces e carboidratos.
Elimina a gordura
O alimento natural aumenta a função da glândula tireoide - responsável pela produção de hormônios que controlam o metabolismo, que é a velocidade com que o corpo queima gordura -, evitando, desta forma, o acúmulo de gordura no corpo. Entre outras doenças, o produto previne contra a obesidade.
1. Ao longo do dia, tome, via oral, até 4 colheres (sopa) do óleo. Porém, tome as porções separadamente.
2. Substitua qualquer tipo de óleo utilizado no preparo e no tempero de alimentos pela gordura de coco. Você também pode trocar a manteiga e a margarina pelo óleo de coco. Para deixá-lo numa consistência firme, basta mantê-lo em temperatura abaixo dos 22º C.
3. Misture o produto em bebidas, respeitando o máximo de 4 colheres (sopa) por dia. Você pode despejar 1 colher (sopa) do óleo para cada xícara de café. Ou bater no liquidificador 2 colheres (sopa) do óleo de coco com 200 ml de água e uma fruta de sua preferência.
Atenção:
Se você achar o gosto do óleo de coco esquisito, comece ingerindo porções em colheres de sobremesa. A cada três dias, substitua uma colher de sobremesa por uma de sopa até chegar à medida indicada. Caso tenha diarreia, reduza a quantidade pela metade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário